Auditoria de Due Dilligence – Como Fazer?

Uma excelente estratégia para avaliar os negócios nos quais uma empresa tem envolvimento é realizando uma auditoria Due Diligence.

A auditoria Due Diligence tem sido uma prática cada vez mais frequente nas áreas legais no interior das empresas. Pois é necessário que os riscos sejam avaliados.

Sabendo dessa necessidade, mostraremos a você de uma maneira objetiva e bem simples, como executar uma Due Diligence.

Como Realizar Uma Auditoria de Due Dilligence

due delince Antes de iniciar qualquer tipo de procedimento, devemos atentar para o momento certo de realizar uma auditoria Due Diligence.

Em qualquer situação em que houver uma negociação entender Due Diligence: o que é e como isso pode ajudar minha empresa para na qual a empresa considere que haja um certo risco, ou mesmo por falta de informações suficientes a respeito do outro negociante, seja ele fornecedor ou cliente, esta pode ser a hora certa para fazer uma checagem.

Identificado o momento certo, vamos então conhecer um pouco mais a respeito do que é auditoria.

Auditoria – O Que É?

Auditoria é definida como sendo um processo de sondagem minuciosa, que é feita nas informações a respeito de toda atividade realizada no interior de uma empresa.

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Essa prática tem como objetivo principal avaliar se há um alinhamento entre as atividades planejadas pela empresa, e as atividades que estão sendo realizadas. Além do mais, também é possível avaliar se as implementações das atividades estão sendo feitas em concordância com o que foi proposto.

Due Diligence – O Que É?

Due Diligence é semelhante a auditoria. No entanto, cada qual possui diferentes pontos específicos para chegar a uma resposta desejada.

O Due Diligence é a avaliação dos riscos de se fazer uma negociação. É um processo onde são investigadas as oportunidades de se fazer ou não um negócio. E, por questão de segurança, em uma negociação, os riscos devem ser investigados obrigatoriamente.

Qual é o Objetivo de Uma Auditoria de Due Dilingence?

Considere que você está no meio de uma negociação, e está prestes a assinar um contrato envolvendo um valor altíssimo para a empresa que te pertence.

Nesse momento, você sente a necessidade de fazer uma avaliação mais detalhada dessa negociação, antes de fechar o contrato. É desse momento em diante que você vê claramente a importância de se fazer a auditoria Due Diligence.

Quais os Resultados Esperados de Uma Auditoria Due Diligence?

Para se ter um resultado satisfatório da auditoria Due Diligence, é necessário conhecer o principal objetivo de tal ação como, por exemplo:

  • Antes que os riscos aconteçam, antecipá-los.
  • Concluir um negócio com transparência, no qual todos os envolvidos ganhem.
  • Estar de acordo com todas as normas estabelecidas pela lei.

Com o objetivo claro em sua mente, resta levantar todas as informações e dados necessários para o início do processo de auditoria Due Diligence como:

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1 – Cadastro da empresa:

  • CNPJ e nome
  • Localização
  • Sócios

2 – Pessoas relacionadas e empresas

  • Histórico
  • Quem são?
  • Funcionários
  • Sócios

3 – Dados fiscais:

  • Receita líquida e bruta
  • Inadimplência
  • Balanço da empresa
  • Contas atualizadas

Esses são alguns quesitos que a auditoria Due Diligence avalia no momento de investigar os riscos. É claro que há vários outros quesitos que podem ser investigados, podendo variar de acordo com o perfil de cada empresa.

E em quais pontos a auditoria atuará na investigação?

1 – Qual é a importância do fato?

2 – Se a informação tem validade. Qual é?

3 – Se há uma evidência realmente concreta.

4 – Os dados levantados são compreensíveis, diretos e objetivos.

Assim, você terá um suporte para tomar as suas decisões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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